Vamos lá, gente.
Eu estudo a 469 há anos e sempre vejo todos querendo descriptografá-lá. Temos muitos indícios que os sistemas encontrados até o momento não servem: Primeiro, por que grande parte das palavras teria o mesmo "resultado numérico", o que tornaria quase impossível a quebra dos textos, segundo porque temos palavras com até 9 caracteres, ou seja, mesmo casos de somas das letras e esses métodos, não caberiam.
Por fim, temos que pensar de uma forma linguística aqui. Inglês e Português são duas línguas, mas não existe uma "criptografia" de um para outro. Rock é Pedra porque é, não porque existe uma máscula matemática que a transforme.
Pensando nisso, temos que entender a concepção da língua dele e a lore do jogo. Eles se comunicam piscando os olhos, podemos pensar que seja um sistema binária, ou de até 5 bits de comunicação. Se fosse de 5 bits eu até pensei no Código de Bacon, mas ainda cairíamos no primeiro problema supracitado. Agora, vamos pensa que os bonelords são um dos primeiros seres a habitar Tibia, certo. Como seres místicos e tudo mais, é de se entender que Tibia, como o mundo, como o início, tenha um lugar de destaque em sua língua, sendo assim o número 1.
Por que penso isso? Vamos pensar no texto 653768764.
Como um Bonelord "passaria" essa info pra frente? Aqui vamos supunhetar que tenham 5 olhos funcionais, mas no fim os olhos só precisam ter mais de 3 pra teoria ser válida (lembrando que com o fim dos "beholders" a sprite mudou o número de olhos, por isso que digo).
653768764 em um sistema de 5 bits passado de forma sequencial seria:
6... 53... 7... 6... 8... 7... 6... 4...
O texto 485611800364197 seria:
48... 56... 11... 80... 0... 3... 6... 4... 19... 7...
Por que? 5 bits convertido para decimal pode ir de 0 até 63, ou seja, eles sempre tentariam passar o maior valor possível. Eu acho que isso seja válido pois tem o NPC dos Braindeath, e os braindeaths em geral, tem menos olhos (eles arrancaram para por um ferrão)....
E o NPC diz que ele pode se comunicar, mas que ele é tipo gago. E isso faz sentido pois, com 4 olhos, teríamos...
653768764 em um sistema de 4 bits passado de forma sequencial seria:
6... 5... 3... 7... 6... 8... 7... 6... 4...
O texto 485611800364197 seria:
4.. 8... 5.. 6... 11... 8.. 0... 0... 3... 6... 4... 19... 7...
Ele consegue falar, mas se repete mais vezes, gago!
E humanos não podem conversar por que 2 olhos só fariam de 0 até 3 em binário, ou seja... não conseguem se expressar completamente!
Fora que isso também explica 0 ser um palavrão, uma falta de respeito. Significa fechar todos os olhos, é tipo ignorar o outro, faz muito sentido.
Assim sendo, pessoalmente, eu não acho que tenha uma "tradução criptográfica". Uma boa dica veio do Knightmare sobre o Hans Christian Andersen, eu creio piamente que o poema do NPC Avar Tar é um poema dele, ou seja, nossa missão é quebrar os textos, enfiar os espaços, e encontra o equivalente em inglês para fazer uma tábua de Roseta para traduzir.
Eu fiquei bastante interessado nesse Telegrama alemão, achei até que teria alguma coisa, mas 0 e 1 já meio que quebram a lógica do sistema.
O principal ponto que nunca comentam é a falta de espaços nos livros.
Mesmo que haja uma criptografia, nunca vamos conseguir afirmar isso sem uma base maior de palavras. Temos 37 palavras conhecidas, sendo que só 1 tem um significado (1 = Tibia), e talvez possa ser só semântico, nem literal. Não há como descriptografar como é hoje, ponto.
Todo 1 sozinho é Tibia. Esse é o ponto. 11 não é 1, 12412 não é 1.
Quebrar os textos, aumentar o número de palavras conhecidas e buscar padrões em textos é, ao meu ver, a única saída.
Essa é a ideia. Por exemplo, só existe 1 livro em 469 fora de Hellgate, que está na Isle of Kings. Porra, monges! Eles devem ter uma versão em 469 e uma traduzida para o mesmo livro! Essa é a minha aposta.
Esse é o ponto: porque tem coisa com espaço e coisa sem? Os espaços é que darão a resposta.
E pra mim essa é a principal dica deles: os espaços não importam.
Ou seja, com ou sem espaços, só tem um jeito de ler aquele de texto.
Por isso que eu não acredito nesses processos de criptografia que várias palavras tem o mesmo número.
Fora que isso também é meio contra a lore da matemágica, né, que teria a lógica acima de tudo.
Partindo do pressuposto que os textos são únicos, digo, não há como, no conhecimento das palavras, ter divergência em uma leitura, isso já dita bem que os espaços são dispensáveis.
Para que isso seja possível, nenhuma combinação de palavras pode resultar em outra.
Exemplo:
677 está nesse e é considerado palavra. Na frase do NPC Knightmare, '3478 67 90871 97664 3466 0 345', temos a palavra 67.
Ou seja, 677 poderia ser 67 7 (se em um texto sem espaços). Sabendo que o texto tem que ser único, 7 nunca poderia ser palavra, ou seja, 677 só pode ser uma palavra.... bla bla bla. Mas é essa a ideia.
E tem outras evidências do 7 em questão. Tem dois livros que são basicamente iguais, só tem um 7 a mais no fim de diferença. Ou seja, a última palavra de cada livro muda, por essa teoria.
Isso aqui pra mim parece ser igual, pela pontuação, mas puramente achismo por enquanto.
"Bow before my power!" = "653768764!"
Tem a frase do post da CIP que também me dá alguma certeza...
que o Blinky fala 485611800364197 e eles colocaram o "kthxbye"
Isso é, inclusive, um dos pontos que eu bato que é uma Tábua de Roseta e não uma criptografia. Pois 3478 é a raça, não uma palavra, é o conceito do que eles são, não uma tradução. Até porque 3478 era mesmo antes deles mudarem o nome, sprite e tudo mais.
E por ser o código no index do jogo mostra que é muuuuuuito mais uma questão de escolha do que de lógica.
@Kuze
Muito interessante, outra coisa que acho que talvez some à esta discussão é a seguinte afirmação do A Wrinkle Bonelord:
"In our language the name of our race is not fixed but a complex formula, and as such it always changes for the subjective viewer."
"it always changes for the subjective viewer..."
Eu imagino que cada número/par de números pode corresponder a uma silaba ou letra, e o a pessoa subjetivamente completa as conexões entre as silabas
Por exemplo:
3478 supostamente seria "beholder"
34.. 7.. 8..
poderia ser: be.. hol.. der..
ou talvez: b.. o.. e..
E completa as lacunas subjetivamente de forma que outra pessoa poderia interpretar como outra palavra
Enviado por: Uriel Simacek [EK] #1222
Comentários
Postar um comentário